sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Boa prova!

Tenho respondido a perguntas e dado dicas de como se conhecer melhor para escolher o caminho profissional.

Hoje, meu recado é para quem já decidiu que vestibular vai enfrentar e está passando por esse turbulento período de provas: acredite em tudo o que você fez nesse ano, jogue fora as culpas que não levam a nada, agora é hora de estar com a cabeça boa.

É impossível mudar o passado. Portanto, respire fundo, siga em frente e tenha foco no seu objetivo.

Estou torcendo por você. Depois, me conte como foi.

Até a próxima,

Daniella Cury


Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Exercício de auto –conhecimento.

Sei que sou insistente em minhas respostas ao colocar a importância do auto-conhecimento no processo de escolha profissional, faço isso pois acredito que esse tema é fundamental e de grande ajuda a todos que precisam escolher seu caminho.

Assim, essa semana trago alguns exercícios para ajudá-los a perceber características pessoais importantes para a escolha profissional.

A primeira coisa é fazer uma grande lista com as seguintes informações sobre atividades cotidianas:

Coisas que gosto e faço;

Coisas que gosto e não faço;

Coisas que não gosto e faço;

Coisas que não gosto e não faço.

Essas “coisas” que escrevo tem a ver com o meu último post. Para quem não leu são informações da vida de vocês dos tipos mais variados (desde filmes que gosta, até características em suas e dos outros: confiança, indiferença, falsidade, extroversão, introversão...).

Até a Próxima,

Daniella Cury

Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Tenho muitas dúvidas. Tenho certeza de que não quero seguir algumas áreas, mas não faço idéia de que área seguir.

Você está em um ótimo momento para explorar as possibilidades de escolha profissional. O fato de já saber o que não quer é um grande passo.
Digo isso porque mesmo sem saber, você já está no meio do processo de auto-conhecimento. Já sabe pelo menos do que não gosta.

Então vamos começar por aí: liste todas as coisas que não gosta de fazer no seu cotidiano e o que você não se imagina fazendo no seu futuro profissional.

Agora faça uma lista de coisas que você gosta de fazer. Para facilitar comece com o básico: quais filmes gosta de ver; se gosta de ler, quais livros te interessam; tipo de música que ouve; quais assuntos você gosta de conversar com as pessoas, quais matérias te interessam na escola...

Esse levantamento de informações sobre você é fundamental, e vai começar a clarear um pouco o seu caminho de escolha.

A escolha profissional é difícil mesmo, e trabalhosa também porque muitos aspectos da vida influenciam a sua escolha. Então tenha calma e pesquise sempre e muito sobre as profissões e sobre você.

Até a próxima,

Daniella Cury
Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/

domingo, 4 de novembro de 2007

Já fiz vários testes de orientação vocacional em revistas e on-line, mas eles não resolveram minha dúvida. Por quê?

Os testes em geral oferecem uma pequena parte de seus interesses. Eles podem elucidar, por exemplo, que áreas de conhecimento (exatas, humanas, biológicas) para as quais seu foco está mais voltado naquele momento.

Entretanto, como a vida é dinâmica, a todo o momento surgem novas oportunidades e informações. É natural desviar e até mudar de foco diversas vezes.

Por isso nesse processo de escolha é essencial ter sempre em mente o auto- conhecimento. Começar a se olhar, perceber o que gosta de fazer, como se imagina futuramente, essa reflexão é o principal guia para encontrar o caminho a ser seguido.

Até a próxima,

Daniella Cury


Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/

Estou no meio do curso e não tenho certeza se ele tem a ver comigo. O que devo fazer: parar ou continuar o curso?

Tudo vai depender da carreira que você escolheu. Se for um curso muito específico (tecnólogo em medicina hospitalar para idosos terminais, design de embalagens, gestão do varejo de moda...) é hora realmente de repensar a escolha. No entanto, se for um curso mais abrangente (administração, psicologia, sociologia...) aconselho a esperar para perceber todas as oportunidades possíveis para a sua formação.

Quanto mais específico é o curso, mais restrita fica sua formação e diminuem os leques no mercado de trabalho. No entanto, quando há a certeza de que esse é o caminho que traz satisfação profissional e pessoal, mais especialista você se tornará.

Até a próxima,

Daniella Cury
Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/

Como descobrir qual profissão tem a ver comigo?

Não é tarefa fácil escolher que profissão a seguir e nem existe uma fórmula mágica ou bola de cristal que adivinhe o melhor caminho. Há, sim, importantes informações que irão ajudar você nesse processo.

A escolha profissional envolve basicamente 2 grupos de informações:
1. Informações sobre as profissões e mercado de trabalho (como ela é na prática, qual sua remuneração, o que você vai aprender na faculdade, onde você pode atuar depois de formado...)
2. Informações pessoais de auto-conhecimento (o que gosto de fazer, o que não gosto, quais são meus principais interesses, quais são minhas características? elas tem a ver com a profissão que escolhi? ...)

O item 1 você pode encontrar em um guia de profissões da editora abril, conversando com profissionais da área, visitando faculdades e/ou freqüentando palestras de profissionais. Grande parte das escolas e até mesmo as Universidades oferecem esse tipo de encontro profissional.

Agora, para encontrar as informações do item 2, o melhor guia é você mesmo. Como fazer isso? Através da auto-reflexão sobre suas características, como você se imagina no futuro, se tem alguma habilidade específica (gosta de escrever, gosta de desenhar, se interessa muito por animais, gosta de estar com pessoas...), quais os tipos de assuntos pelos quais se interessa (animais, pessoas, esportes, moda), que tipo de profissionais admira, que características pessoais eles têm.

Buscar o conhecimento de si mesmo, relacioná-lo com as informações profissionais é o melhor caminho para encontrar a profissão que tem a ver com você.

Esse é um começo de uma estrada. Estarei nela para caminhar com você e com todos que têm dúvidas sobre a escolha profissional.

Quero dizer que esse assunto não se esgota aqui. Semanalmente darei dicas e responderei às questões sobre esse tema.

Até a próxima,

Daniella Cury
Texto publicado no site http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/